O que é Sociedade de Socorro?


A Sociedade de Socorro é uma organização filantrópica e educacional das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fundada em 1842, em Nauvoo, EUA, a Sociedade Socorro tem mais de 5,2 milhões de mulheres membros em mais de 170 países e territórios e é uma das maiores e mais antigas organizações de mulheres no mundo. Emma Hale Smith foi sua primeira presidente.

Na primavera de 1842, Sarah M. Kimball e sua costureira, Miss Cook, discutiam a forma de ajudar as pessoas que trabalhavam na construção do templo de Nauvoo. Elas decidiram convidar suas vizinhas mórmons para conjugar os seus esforços na criação de uma sociedade de mulheres. Sarah Kimball e Eliza R. Snow escreveram as leis e metas dessa organização e apresentaram a Joseph Smith, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para aprovação. Depois de verificar as notas, Joseph Smith, comentou: “Não é o que vocês querem … o Senhor tem algo melhor para você que uma constituição escrita … Eu estou indo organizar as mulheres sob o sacerdócio em modelo do sacerdócio …. A Igreja nunca foi perfeitamente organizada até as mulheres estarem bem organizadas.

Dezoito mulheres se reuniram em 17 de março de 1842 no segundo andar do armazém de tijolo vermelho dos Smith’s, além de Joseph Smith, John Taylor e Willard Richards. Elas formaram a “Sociedade de Socorro”, uma das primeiras organizações de mulheres do mundo. As mulheres que participaram desta primeira reunião foram: Emma Hale Smith, Sarah M. Cleveland, Ann Phebe Hawkes, Elizabeth Jones, Sophia Packard, Philinda Merrick, Martha Knight, Desdêmona Fulmer, Elizabeth Ann Whitney, Leonora Taylor, Bathsheba W. Smith, Phebe M. Wheeler, Elvira A. Coles Holmes, Margaret A. Cozinhar, Sarah M. Kimball, Eliza R. Snow, Sophia Robinson e Sophia R. Marcas.

Após oito dias, outras mulheres foram admitidas na organização. Foram elas: Sarah Higbee, Thirza Cahoon, Keziah A. Morrison, Marinda N. Hyde, Abigail Allred, Maria Snider, Sarah S. Granger Kimball, Sarah S. Granger e Cynthia A. Eldredge.

As mulheres da Sociedade de Socorro tinham como objetivo principal ajudar os membros da igreja mais pobres e praticar a ajuda humanitária em comunidades da região. Emma Hale Smith foi eleita a presidente da organização, por unanimidade. Sarah M. Cleveland e Elizabeth Ann Whitney foram escolhidas como conselheiras. Eliza R. Snow foi escolhida como secretária. Em março de 1844, pertenciam à organização 1.342 mulheres no total.

 

Eu faço parte desta organização a 14 anos e sou tão feliz por toda experiencia que tive por tudo que aprendi tudo que adquiri foi conhecimentos e amizades que são verdadeiras, sou tão grata por tudo que o Senhor me deu e tudo que Ele me privilegia, é inexplicável, espero que hoje e sempre possa ser um instrumento nas Mãos do Nosso Senhor.

 

Por

Auricelia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 115 outros seguidores